sábado, 21 de maio de 2016

Post 6 #7dias7posts - Os meus livros favoritos de poesia


 Olá leitores , hoje o post é pouco  diferente , vou falar um pouco dos livros de poesia que mais gosto e que de certa forma me inspiraram para escrever , alguns deles mais recentes outros nem por isso , achei que também seria uma forma de  passarem a conhecer um pouco da poesia angolana e da internacional .
Espero que gostem .

Palavras ( Lev’Arte)

O livro de poesia ‘’Palavras’’ , foi um dos primeiros , senão mesmo o primeiro livro de poesia que li , e foi um dos livros que mais me inspirou para escrever os meus primeiros poemas . É um livro com poemas de vários escritores angolanos do Movimento Lev’Arte de que gosto muito .
Não podia deixar de falar do palavras sem mencionar o poema que mais gosto do livro que é o poema ‘’Tudo Acabado ‘’ de Mira Clock , na página 200 , deixo aqui um trecho do poema para deixar-vos um pouco curiosos. Este livro foi-me oferecido pelo meu pai já a um tempo e já não sei aonde é que está a venda neste momento.

‘’Tudo Acabado’’
''(...) Eu não sou mais eu
Depois de tanta luta a vida meu coração venceu
A esperança, essa morreu
Tudo acabou
Nada restou''
...
-Mira Clock in Palavras
 


Desabrochar ( Mira Clock)

O segundo livro de poesia de que mais gosto sem dúvidas que é o ‘’Desabrochar ‘’ da Mira também . Identifico-me muito com os poemas da Mira por terem um pouco do que também escrevo , confesso que somos um pouco parecidas em termos de estilo da escrita . O ‘’Desabrochar’’ foi o seu primeiro livro e sem dúvidas que conquistou-me logo de primeira . O meu poema favorito no ‘’Desabrochar ‘’ é o Saudade , que está na página 32. Aconselho vivamente a terem o ‘’Desabrochar’’, é um óptimo livro para se ganhar o gosto pela poesia



Contro Verso ( Kardo Bestilo)

O ‘’Contro Verso’’ de Kardo Bestilo , faz parte da minha lista  de livros de poesia que comecei a ler também . Kardo Bestilo é um escritor angolano que muito admiro não só  pela escrita dos seus textos como também por ter sido o meu maior orientador e impulsionador para que publicasse o meu primeiro livro. É um livro contro verso no verdadeiro sentido da palavra , e que recomendo muito para quem gosta de poesia mais ‘’diversificada’’ se assim posso chamar , porque o Kardo aborda vários temas ao longo do livro.


 




Poemas completos ( Alda Lara)

Não podia falar dos meus livros favoritos sem mencionar o livro de uma das minhas maiores inspirações de todos os tempos.
Infelizmente Alda Lara deixou-nos muito cedo e não lançou um livro propriamente dito, os seus textos foram reunidos pelo seu marido e publicados na Colecção dos 11 Clássicos da Literatura Angolana . Sou um pouco suspeita para falar da Alda Lara , mas consegui escolher um poema que mais gosto no livro , é o ‘’Apontamento’’ da página 104. É um pouco difícil de encontrar este livro porque penso que já foi lançada uma 3a edição dos Clássicos , este que tenho encontrei à venda do Supermecado Kero e era o único da patreleira , se ainda o encontrarem aconselho-vos vivamente a comprar.



Citações e Pensamentos de Florbela Espanca
O quinto livro de poesia , senão um dos meus preferidos é a compilação de citações e pensamentos de Florbela Espanca , infelizmente já não consigo encontrar os livros dela porque já não aparecem com tanta frequência . Tenho lido os poemas de Florbela Espanca online porque neste livro não estão nem metade deles , mas desde já aconselho muito a terem este livro, comprei-o em Portugal na livraria FNAC , é o ideal para se começar a gostar de poesia e claro da Florbela Espanca .

 



O Canto da Kianda ( Antologia Feminina do Movimento Lev’Arte)
O último e não menos importante , é o ‘’Canto da Kianda’’ , lançado recentemente , é uma antologia feminina do Movimento Lev’Arte , onde 17 poetisas transmitem várias emoções e estilos diferentes da poesia num livro cheio de textos que em pouco tempo já conquistaram-me . Confesso que ainda não li o livro todo , mas o que já li destas 17 poetisas conquistou-me .  O livro realmente está muito bom e todas estas poetisas com o seu jeito ímpar conseguiram transmitir as suas emoções nos seus textos. Desde já recomendar os poemas de Mira Clock, Alice Cruz, Katya Santos, e os de Elisângela Rita .
 



Sem comentários:

Enviar um comentário

© Pensamentos Soltos - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Mara Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
Me siga também nas redes sociais: